Série: Mercado pós-pandemia

09 de maio, 2023

Por: Giovana Gavioli Ribeiro da Silva

 

Olá pessoal,

Temos mais uma série fresquinha pra vocês no instagram da CAGI (@cagi_consultoria). Falamos sobre mercado no pós-pandemia.

Os artigos abordaram os impactos sofridos pelas empresas, os setores mais afetados, as alterações que a tecnologia trouxe e a mudança de mentalidade dos consumidores. Falamos também sobre as características das empresas que permaneceram e as oportunidades futuras.

Colocamos todas as postagens para vcs aqui no nosso blog. Boa leitura!

Equipe da CAGI

 

O Impacto da Pandemia

Olá pessoal, tudo bem?

Sabemos que muitos negócios tiveram dificuldade durante a pandemia. Seja pela necessidade de fechamento das operações ou pela redução na renda dos consumidores, o empreendedorismo e a criatividade nunca foram tão importantes para as empresas de forma a transformar as suas operações e readequá-las para o mercado. Nesta nova série vamos explorar um pouco sobre as principais mudanças que a pandemia trouxe e o que foi possível aprender.

Passada a crise pandêmica, as novas formas de consumo surgiram e novamente a adaptabilidade se mostra necessária para as empresas que desejam permanecer. Especialistas afirmam que a própria pandemia já trouxe diversas inovações que, em outro cenário, não surgiriam.

Discutiremos um pouco sobre os principais mercados afetados, as alterações tecnológicas que surgiram, as mudanças na mentalidade dos consumidores e as oportunidades futuras que podemos encontrar.

Esperamos vocês juntos nessa jornada!

 

Setores mais afetados pela pandemia

Segundo dados do Ministério da Economia (Out.2022) os 10 setores mais afetados pela pandemia foram:

1 – Atividades artísticas, criativas e de espetáculos;

2 -Transporte aéreo;

3 – Transporte ferroviário e metroferroviário de passageiros;

4 – Transporte interestadual e intermunicipal de passageiros;

5 – Transporte público urbano;

6 – Serviços de alojamento;

7 – Serviços de alimentação;

8 – Fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias;

9 – Fabricação de calçados e de artefatos de couro;

10 – Comércio de veículos, peças e motocicletas.

A redução da circulação de pessoas demandou uma reinvenção. Veja o mercado de máscaras, tintas e tecidos com materiais antibacterianos ou antivirais, que são exemplos disso. De um momento para o outro a demanda explodiu e eles tiveram que readequar rapidamente os seus meios de fabricação para atender este novo mercado.

Empresas que fabricavam gel para cabelos também se reinventaram e passaram a fabricar álcool em gel para atender à alta demanda causada pela pandemia, mudando seu foco, porém aproveitando os recursos existentes.

A área de alimentação sofreu uma reviravolta com o delivery. Muitas empresas que não o faziam tiveram que desenvolver este serviço às pressas e outras conseguiram entrar no mercado a partir do mesmo.

São alguns dos exemplos de transformação e adaptabilidade, impulsionados por alterações tecnológicas e mudança na mentalidade dos consumidores, temas que abordaremos no próximo post.

Até lá!

 

Alterações tecnológicas na Pandemia

Olá tudo bem?

Continuamos falando sobre o mercado do pós-pandemia e queria chamar a sua atenção para as alterações tecnológicas que surgiram de 2020 pra cá.

Você imaginaria conseguir trabalhar de casa tranquilamente? Que o Home Office seria reconhecido e algo real, podendo ser realizado até 100% do tempo por algumas empresas?

E se eu te dissesse que a telemedicina seria algo real e possível, ou mesmo que a assinatura de documentos à distância ou a geração de receitas médicas com QR Code pudesse ser aceita por várias empresas e laboratórios, ou ainda que seria possível desenvolver vacinas e novas formas de tratamento em tempo recorde?

A pandemia acelerou o uso da tecnologia, criando novas formas de fazer. O delivery, e-commerce e os serviços de streaming são setores que se apropriaram facilmente das mudanças e, até hoje, ainda lucram bastante com os investimentos feitos no período.

A educação à distância também teve uma grande necessidade de transformação e, em um curto espaço de tempo, já era possível encontrar novas formas de fazer ou acessar as aulas. Nas áreas de lazer e entretenimento então, o uso da tecnologia foi essencial para manter o mercado ativo, a festa de aniversário da minha filha, em dezembro de 2020, foi totalmente on-line e com show! Cada um na sua casa.

Se eu voltasse no tempo, em 2019, e contasse tudo o que temos e fazemos hoje, juro que não iria acreditar.

E você? Tem alguma transformação digital que ocorreu na pandemia e que te surpreendeu? Conte aqui pra gente!

 

Mentalidade dos consumidores

No post anterior da série sobre a pandemia falamos sobre as alterações tecnológicas, neste vamos explorar como a mentalidade dos consumidores também sofreu mudanças.

A grande diferença entre o consumidor do pré e do pós-pandemia é a pesquisa. Este consumidor aprendeu na quarentena a fazer um ótimo uso dos seus recursos tecnológicos, por isso ele está 100% antenado. Ele pode olhar o produto em uma loja física, já sabendo que poderá conseguir comprá-lo mais barato online. Além disso ele já vai munido de suas dúvidas e o vendedor passa a ter um papel mais receptivo nesta interação.

Este consumidor também valoriza a comodidade. Ele se acostumou a ter seus pedidos entregues e com fretes mais baratos, já que a pandemia “obrigou” o desenvolvendo a logística de distribuição das empresas.

Recomendamos a leitura e o vídeo da Revista Cliente SA com o diretor geral da C&C, varejista na área de materiais de construção e sobre sua jornada pré e pós pandemia, junto com a transformação do propósito da loja física:

https://portal.clientesa.com.br/cliente-sa/a-ressignificacao-das-lojas-fisicas-com-a-multicanalidade

Até mais!

 

Empresas que permaneceram

Em um momento tão adverso quanto o da pandemia, vimos muitas empresas fecharem seus negócios. Os motivos para isso foram inúmeros, desde a falta de capital até de pessoal. Em contrapartida foi interessante perceber que as empresas que permaneceram tiveram que realizar alterações importantes, seja na forma de oferecer seus produtos e serviços, mudar seus escopos de trabalho ou somente servir como ponto de encontro.

Veja dois cases bem interessantes de empresas que permaneceram:

  • Empresa WebBar: empresa que realizava eventos (casamentos e formaturas) com quiosques e drinks. Com a pandemia houve a paralisação dos eventos e, portanto, das atividades da empresa.

Ações: alteraram o seu nicho e a persona e criaram um delivery de bebidas e drinks no formato Faça Você Mesmo via e-commerce (mesmo produto, novo consumidor).

Resultado: faturamento de R$ 200 mil em 2019 passou para R$ 800 mil em 2020.

 

  • Escola Infantul Spassus: escola infantil particular para crianças de 0 a 6 anos. Com a pandemia, 13% das escolas de educação infantil da mesma cidade fecharam. Das escolas que permaneceram, a retenção foi abaixo de 40%.

Ações: contato direto com clientes para identificar as necessidades das famílias, criação de projetos voltados para a comunidade, com oferecimento de refeição saudável entregue em casa e corte de cabelo nas dependências da escola.

Resultado: retenção maior que 70% dos matriculados. 95% dos pais atendidos pelos projetos renovaram o contrato para 2021. 80% das mães de crianças afirmaram ter um desempenho melhor no Home Office por conta dos projetos oferecidos.

Nestes casos, o empreendedorismo e a adaptação à mudança, além da sensibilidade de mercado, foram essenciais para que as empresas pudessem manter suas atividades. Não significa que empresas que tiveram que fechar as suas portas tivessem soluções simples, mas podemos sim estudar as empresas que passaram por esse período com curiosidade para entender o que deu e o que não deu certo, colhendo aprendizados imensos para o futuro.

É sobre esse futuro que falaremos no último post sobre o mercado pós-pandemia.

Fique ligado e até lá!

 

Oportunidades Futuras

E chegamos ao final da nossa serie sobre o mercado da pandemia. Vamos fechar falando de áreas que surgiram ou foram impulsionadas nesse período e que ainda estão com bastante força. Quem sabe o seu nicho pode ser um desses?

  • Saúde física: aulas de yoga e ginástica online; receitas saudáveis, veganas e vegetarianas; produtos para auto cuidado da pele e dos cabelos.
  • Pets: adestramento; banho e tosa; acessórios; alimentação natural.
  • Relacionamentos: produtos para aumentar a autoestima; presentes; namoro online; cursos para melhorar relacionamento e comunicação.
  • Lazer: produtos eletrônicos e acessórios para jogos online; bolas, luvas e raquetes; tênis de corrida e artigos de vestuário; massagens; viagens.
  • Carreira: cursos e workshops de organização e planejamento; materiais para home-office; planilhas de organização; coaching; consultorias de imagem; consultorias de marketing digital.
  • Desenvolvimento pessoal: cursos on-line; capacitações em desenvolvimento e comunicação; cursos livres; graduação e pós-graduação on-line; atuação de psicólogos e terapeutas via consulta on-line.
  • Idiomas: cursos de idiomas; aulas particulares on-line; espaços para conversação.
  • Hobbies: materiais para pintura e artesanato; instrumentos musicais; utensílios para cozinha e cursos de culinária; cursos para cuidado de jardins e hortas pessoais.

A próxima série será sobre recursos estratégicos! Fiquem ligados e esperamos vocês!