As empresas passam por um momento de ruptura e necessidade de ações rápidas neste momento de pandemia, que gera incerteza e replanejamento constante.

A maior dificuldade dos gestores é saber por onde começar a tratar os problemas e desafios, e é neste momento que a metodologia MASP auxiliar as empresas a organizar e direcionar as ações.

A metodologia MASP (Método de análise e solução de problemas) tem por objetivo ser é um processo de melhoria que apresenta 8 etapas, sendo que cada uma delas contribui para a identificação dos problemas e a elaboração de ações corretivas e preventivas para eliminá-los ou minimizá-los.

Esta metodologia tem sua fundamentação na área da qualidade para tratar de problemas fabris, mas tem disso adaptada para contribuir com os desafios de gestão das empresas.
Para simplificar e sistematizar abaixo, apresentamos o passo a passo de como executar uma reflexão com sua equipe a partir dos pilares do método MASP.

Ponto Inicial
Faça a seleção de uma equipe multidisciplinar, ou seja, se o problema a ser analisado é com relação a prazo de entrega, tenha na equipe pessoas que estejam ligadas a área especifica, mas também de representantes que estejam antes e depois do processo, por exemplo, área comercial e área de produção.

1 – Peça para que o responsável ou escolhido da área fale sobre o cenário da área (desafios, procedimentos, distribuição das pessoas nas atividades, etc).

2 – Dentre o cenário, escolha um problema ou desafio a ser desenvolvido, é recomendado que este esteja relacionado a que corresponde ao maior custo-benefício.

3 – Peça para que todos da equipe tragam possíveis soluções, é recomendado que que não haja julgamento, uma ideia que ao primeiro momento parece inviável, pode ser o despertar para uma ideia viável, então neste momento a criatividade deve ser colocada em prática.

4 – Neste momento o responsável deverá selecionar as 10 (dez) ideias mais viáveis para colocar em prática.
5 – O responsável pela área deverá determinar o prazo para as ações escolhidas e responsável para cada uma delas.

O que a empresa ganha colocando o MASP em prática?

A empresa iniciando este trabalho terá um engajamento da equipe, pois todos estarão envolvidos os problemas e desafios da empresa, bem como, comprometidos com as atividades a serem realizadas para melhorar o resultado da empresa.
É sugerido que este trabalho seja feito de forma departamental, assim a empresa ganha velocidade na atuação pontual de seus problemas.
Comece já as ações para que no pós pandemia, sua empresa esteja a frente e preparada para atender o novo mercado que a espera.

* Sócia-diretora da CAGI Consultoria e Treinamentos Ltda. Graduada em Administração de Empresas. Especialista em Gestão de Marketing, Gestão Empresarial e Engenharia de Produção. Mestre em Finanças e Doutoranda em Biotecnociência. Atuou 17 anos em indústrias na área de Produção, Engenharia e P&D. Atua como consultora de mapeamento de processos empresarias e educacionais em Universidades Corporativas. Tem experiência na área de Engenharia e Administração, atuando nos seguintes temas: logística, cadeia de suprimentos, gestão da produção, gestão de materiais, modelo de negócio, marketing, estratégia, empreendedorismo, processos e educação a distância. Possui livros e trabalhos publicados em periódicos especializados e em eventos nacionais e internacionais.
Áreas de interesse: Inovação; Propriedade Intelectual; Patentes; Indústria 4.0; Processos.