Por Giovana Gavioli Ribeiro da Silva

Olá parceiros, tudo bem?

Você já viu nas nossas publicações anteriores sobre a importância da Universidade Corporativa e como ela vem crescendo cada vez mais como alternativa na capacitação tanto para empresas quanto para os seus colaboradores.

Mas como estruturar uma Universidade Corporativa?

Primeiro, algumas análises precisa ser feitas. O passo inicial é verificar como está o cenário atual da empresa. Os cursos serão oferecidos para todos os colaboradores ou com foco em departamentos e conhecimentos específicos, que possam representar um problema pontual?

Alguns cursos, por exemplo, podem ser oferecidos somente para a equipe comercial ou para a equipe compras ou para o financeiro. É possível também montar capacitações para áreas inteiras como treinamentos feitos em todos os Centros de Distribuição, ou para toda a equipe externa ou mesmo com a participação somente das lideranças principais, que depois vão disseminar este conhecimento internamente.

Cada uma dessas análises e decisões trará para a empresa uma dimensão de investimento diferente para desenvolver a Universidade Corporativa, a partir da sua realidade de mercado.

Depois dessa etapa e com o escopo a ser abordado, a empresa passa a analisar quais os conhecimentos técnicos devem ser colocados para aquela equipe e de que forma eles devem ser feitos. Aqui é possível separar por escolas, por exemplo: escola de liderança, escola de logística, escola de vendas etc. A partir daí a empresa pode elaborar o seu próprio material ou mesmo contratar empresas especializadas neste desenvolvimento, como a CAGI.

Independente do conhecimento técnico, a empresa também deve considerar algumas capacitações que envolvam base para qualquer colaborador. Sugerimos aqui disciplinas como:

– Língua Portuguesa e Interpretação de Texto

– Comunicação eficiente e Relacionamento interpessoal

– Teoria e Gestão Organizacional

– Ética

– Responsabilidade Socioambiental

– Inovação

– Empreendedorismo

– Gestão de Pessoas

– Gestão de Custos

– Gestão de Projetos

– Administração e Mapeamento de Processos

Perceba que são disciplinas que podem ser aplicadas em qualquer área da empresa e que possuem um resultado efetivo no dia a dia, aliadas às capacitações técnicas. Essa combinação enriquece a trilha de conhecimento e forma uma base mais sólida para o colaborador progredir dentro da empresa, o grande objetivo de qualquer Universidade Corporativa.

E na sua empresa? Você acredita que algumas destas disciplinas poderia auxiliar no dia a dia? Deixe aqui nos comentários.

Abraços e até a próxima!

Equipe da CAGI

 

Fontes:

FERNANDES, Kátia R., Universidade Corporativa: o Guia Completo. 16/07/2018. Disponível em: https://www.twygoead.com/site/blog/universidade-corporativa-o-guia-completo/. Acesso em: 19/11/2021

ELM Learning, The Corporate University Shift: Why Great Companies Invest in Custom Learning. 15/07/2021. Disponível em: https://elmlearning.com/the-corporate-university-shift/. Acesso em: 19/11/2021;

OLIVEIRA, Israel G. de, Universidade Corporativa: uma resposta ao ensino tradicional. 04/03/2021. Disponível em: https://pt.linkedin.com/pulse/universidade-corporativa-uma-resposta-ao-ensino-israel-g-de-oliveira. Acesso em: 19/11/2021.